EDUCAÇÃO INFANTIL INTERTEXTO
Imagem - Curso de Redação

A infância é a fase mais importante da vida. É quando todas as bases de uma pessoa são formadas. Preservar a infância é um desafio nesses tempos de relações superficiais, descartáveis em que a criança é exposta muito cedo a um mundo virtual que aniquila sua criatividade e, pior, a afasta do contato humano que é essencial para o seu pleno desenvolvimento e saúde psíquica.

A criança não é um mini adulto, nem tampouco um adulto em potencial. É apenas uma criança, que deve brincar livre, conhecer suas potencialidades, explorar o mundo, experimentar sua criatividade. Antes de ser adulto, é preciso ser criança - a infância precisa ser respeitada em todos os seus aspectos.

Nossa escola tem por princípio preservar a infância, permitindo que a criança seja criativa, que explore a si mesma e ao ambiente, que os espaços e as atividades sejam pensados de acordo com seu desenvolvimento, que lhe seja resguardada a liberdade e o direito de ser criança.

Nesse processo de aprendizagem baseado na liberdade, nenhum tipo de violência contra a criança é tolerado: em nossa escola, a prática é de bullying zero e de respeito à individualidade de cada criança.

Não queremos “crianças-robôs”, automatizadas, que tenham respostas prontas a partir da visão de mundo dos adultos, mas aquelas que criam suas próprias respostas, com o olhar que somente uma criança tem para o mundo.

A autonomia da criança é nosso principal objetivo, o que só é possível se for livre para ser quem ela quer ser a cada momento, descobrindo as várias potencialidades que existem dentro dela e tantas outras possibilidades fora dela.

Ao contrário de muitas instituições educacionais, nós não vemos e não projetamos o adulto na criança. Para nós, a criança é um mundo de potencialidades a serem descobertas e é por isso que os desafios a ela apresentados respeitam o ritmo de seu desenvolvimento, seus sentimentos e a história que ela traz. Acreditamos que, dessa forma, a criança terá a autonomia e o autoconhecimento necessários para ser o que ela quiser ser e, na idade correta, decidir o caminho a seguir, consciente de sua decisão.

Preservar a infância é o respeito ao direito mais fundamental da criança, a base da sua liberdade.

Carga horária semanal: 20 horas/aula semanais.

Material didático
- Composto por brinquedos e materiais diversos inspirados no modelo de ensino da Dra. Maria Montessori e do educador Rudolf Steiner

Dinâmica de Aula
- Laboratórios de criatividade
- Jogos dramáticos infantis
- Biodança
- Brincadeira Livre

Horários: Segunda a sexta-feira: 8h30 às 12h30